As visitas ao pediatra não devem acontecer somente em ocasiões de doença, mas seguir uma determinada frequência para a prevenção de problemas de saúde. Além disso há o esclarecimento de dúvidas, orientações sobre o desenvolvimento da criança, recomendação de vacinas e exames necessários, instruções sobre cuidados etc.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, as visitas ao pediatra depende da idade da criança e das necessidades específicas para cada caso. Nas situações mais comuns, a recomendação é de três consultas mensais para bebês com 5 a 30 dias de vida, uma vez por mês entre dois e seis meses de idade e uma visita a cada dois meses, a partir dos sete meses do bebê. Para as crianças com dois anos ou mais, o ideal é uma consulta a cada três meses e uma vez por semestre a partir dos 6 anos. Na fase dos 7 aos 18 ou 19 anos, uma consulta por ano é suficiente para acompanhar a saúde do paciente.
Se tiver sintomas de gripe ou COVID-19 ligue e reagende sua consulta;
Evite levar acompanhantes ao realizar consultas, exames e cirurgias. Porém, se for necessário, procure trazer somente uma pessoa e que não seja do grupo de risco;
Durante o tempo em que estiver na clínica, use máscara e mantenha a distância prescrita de 2 metros de outras pessoas. Após tocar superfícies comuns, evite levar as mãos ao rosto e as higienize assim que for possível.


